De Negro Vestida - V


Rotinas – V
------Há uma expressão popular que, segundo dizem as línguas do mundo, tem origem na Grécia dos gregos mas que, na nossa modesta opinião, se pode perfeitamente aplicar a qualquer povo, nomeadamente, ao nosso. Diz o aforismo que o homem é a cabeça da família mas a mulher é o pescoço sendo que o pescoço vira a cabeça para onde quer. Tem esta expressão ecos e sínteses variadas pelo mundo fora ao longo da História da Humanidade. A mais comum e, por isso, a mais conhecida é aquela que dita que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Permitam-nos um reparo. Nem sempre a mulher está atrás. Muitas vezes tem estado à frente, acima e também ao lado. Menos referida esta última quiçá por ser a mais importante e menos vistosa. Estende-se o reparo a outra situação não abrangida pela expressão que vimos analisando. É que, muitas vezes, têm estado grandes mulheres atrás de homens que nunca chegam a ser grande coisa pois não almejaram ser tão homens quanto elas! Não fazendo, para não aborrecer a benevolência do leitor, desta humilde estória uma dissertação sobre a condição feminina, arriscamos, ainda, uma conclusão perfeitamente impressionista, casuística mesmo, mas não menos válida por isso. Trata-se, pois, de acreditarmos que a maioria destas mulheres, que estiveram sendo homens no corpo deles, é, ou foi, doméstica.

--------------------------------------------------

O Romance "De Negro Vestida" foi publicado, capítulo a capítulo, neste blogue, entre 26 de janeiro de 2010 e 22 de abril de 2011.

Agora que conhecerá outros voos, nomeadamente, a publicação em livro, deixamos aqui um excerto de cada capítulo e convidamos todos os amigos e leitores a adquirirem o livro.

Obrigado pela vossa dedicação.

Setembro de 2013

João Paulo Videira

--------------------------------------------------
------

NetWorkedBlogs