Trabalho EFA

Tenho evitado divulgar o trabalho que faço na escola com um grupo espectacular de formandos que tem a designação de EFA6. Porque este espaço não é o mais apropriado para o efeito e porque eles tem o seu próprio blogue em http://finalistasea6.blogspot.com.
-
Acontece que, à medida que o tempo passa, os projectos são cada vez mais interessantes e a sessão de ontem levou-me a não resistir.
Por indicação dos formadores, eles tiveram de "criar" uma família, sua composição, nomes, profissões, ocupações, hobbies, hábitos, etc. Depois tiveram de fazer o desenho 2D de uma habitação justificando todas as opções na estrutura da casa relacionando essas opções com as características da família. Depois o desenho 3D. O caderno de encargos com previsão de despesas. Um panfleto publicitário, uma reflexão geral do grupo e uma individual onde cada elemento reflectia a sua experiência. O que não estava no plano é que se voluntariassem para executar também a maquete da casa. Mas fizeram-no e ontem achei uma ternura a forma como jovens entre os 19 e os 46 anos de idade se entregaram ao trabalho não pedido.
-
Trabalhar com adultos compensa e de que maneira. Nas fotos abaixo não estão todos os formandos porque alguns estavam a trabalhar. Era dia de turno nocturno. Um abraço ao meus "meninos" e aqui fica o testemunho do estado da arte...
-


"Cama de casal"
-

"Cama individual"
-
"Mesa da Sala de Jantar antes da pintura"
-

"Trabalho colaborativo"
-

"É preciso ter mãozinhas"
-

"Os gémeos em acção, quer dizer o Manuel está a olhar!"
-
"O Pedro e os gémeos em acção, quer dizer o Manuel está a olhar"
-
"A arquitecta"
-
"Então Manuel, estás a dormir? Ainda só são 22:30h!"
-
"Cama individual com almofada triangular"
-
"Árvores para o exterior"
-
"Pintando os móveis de sala"
-

"Plano de recheio da habitação"
-

"Ó setôr já se nota. Tire aqui uma foto!"
-
"Pintar portas e paredes"
-

"Materiais"
-

"A secção feminina a suar!"
-
Notas:
1) O Manuel trabalha como os outros todos. Teve azar com as fotos.
2) As camas têm, MESMO, colchões.
3) Faremos uma exposição na escola com os diversos planos da casa: 2D, 3D e maquete.
4) A casa cumpre os requisitos legais e iluminação natural, etc...
5) Todo o trabalho será concluído num módulo de 50 horas.
6) Os artistas são: Isabel Évora, Isabel Rosa, Ana Teresa, Filipa Jorge, Goreti Rodriguez, Samira Costa, Manuel Lucas, Pedro Lucas, Pedro Lima e Cristiano Neto

NetWorkedBlogs