O Clã do Comboio - A Mulher que Sofria da Visícula

A Mulher que Sofria da Visícula
Por vezes gosto de escrever os textos limitando-me à reprodução do diálogo. E a razão é simples. A sua riqueza dispensa descrições. Ainda assim, é melhor dizer-vos como era esta senhora.
Uma saia de fazenda cinzenta abaixo do joelho, meias de lã grossa, o cabelo apanhado atrás com um tótó, um casaco castanho claro de fazenda grossa com botões em castanho escuro, óculos, um envelope grande com exames no colo e em cima dele uma mala preta enorme. E falava! Falava com as pessoas que estavam de frente para si como se as conhecesse e explicava-lhes coisas como se lhe tivessem perguntado. A determinada altura, alguém começou a responder-lhe mais para a senhora não parecer tão alucinada do que para saber coisas ou conversar com ela. O marido, pequenino, rosado e cheio, num fato cinzento onde mal cabia, ia sentado ao lado dela mas parecia não ter autorização para falar.
------- Vou ao médico, sabe. Estou muito doente. É a vesícula. Sofro muito da vesícula.
------- Leva exames...
------- Levo, são raios X.
------- À visícula...
------- Não, credo, não se fazem raios X à visícula. É ao torax. O médico diz que esta tosse é esquisita, mas não tenho nada nos pulmões. Tenho esta tosse desde miúda. Já a minha mãe a tinha. Foi de andar no campo. Mas eu sofro é da vesícula.
------- Já fez exames...
------- Já. Tantos! Olhe, ainda há duas semanas me picaram todinha. O médico diz que os ossos estão fracos. Falta de cálcio. Mas não pode ser. Eu sempre fui rija. Foi de ser criada no campo. Sabe, eu sofro muito é da vesícula.
------- Então e os exames?
------- Olhe, inda há pouco tempo fiz um taco. Parece que tenho qualquer coisa na cabeça. Mas não, eles sabem lá... sempre tive boa memória. As coisas que eu me lembro!
------- Mas já te vais esquecendo...
------- 'Tá calado, homem, não serves p'ra nada. Já a minha mãe tinha boa memória. O meu problema é a vesícula.
------- Então, mas fez exames à visicula ou não?
------- Eu não! Nem preciso. Uma pessoa sente-se e sabe o que tem...
------- E o médico, o que diz da visícula?
------- Diz que não tenho nada, mas eles não percebem nada. Eles agora saem tão novinhos das universidades. Podem lá agora saber, não podem! Eu é que sei o que eu sofro com a vesícula. Trago aqui uma pontada há anos. Se ao menos algum médico me visse isto e me receitasse qualquer coisa... mas a gente às vezes vai ao médico e eles nem um comprimido p'rás dores receitam... não sabem nada.

NetWorkedBlogs