Dez Curiosidades De Negro Vestidas


Alguns leitores têm perguntado se eu não faço um "making of" de "De Negro Vestida" conforme fiz para "Estórias ao Acaso: Noite Fria". Uma coisa do tipo, onde se escreveu, como se escreveu. Efectivamente, não penso que valha a pena. Ainda assim, podem revelar-se algumas curiosidades que envolveram a criação do romance.
1) É verdade que visitei uma funerária e me informei sobre todo o processo de organização de um funeral. Desde as questões legais ao manuseamento de um cadáver passando pela terminologia, tudo o que está no romance tem suporte real.
2) É verdade que nessa funerária, contra o que é hábito, o responsável pelos serviços é uma mulher, sendo também verdade que os profissionais desta área têm de ter formação.
3) Sim, o episódio da troca dos cadáveres aconteceu mesmo.
4) Não há nenhuma relação entre a maioria das personagens e a vida real, mas há personagens inspiradas. São exemplo disso, Manuel Matos Vasques, o inquieto, António da Purificação Martins, o avarento e José dos Santos Silva, o palavroso. Ainda assim, enquanto personagens, são muito diferentes dos seus referentes inspiradores.
5) De Negro vestida teve uma fase de investigação e depois 15 meses de escrita em que se gastaram 3 cargas de caneta e oito cadernos de escrita. Este romance teve a particularidade de ser multinacional. Como atravessou o período de férias, houve capítulos que foram escritos em Espanha e outros em Creta.
6) Desta vez, não há nenhum alter ego do escritor, nem mesmo Gabriel, o jornalista escritor que, supostamente escreveu o romance...
7) No início de Outubro, estava na praia, nuns dias de descanso e uma onda surpreendeu toda a gente e molhou tudo. Eu corri para o caderno e salvei-o da molha total. Ainda assim, perderam-se várias páginas que tive de reescrever. Estavam nesse caderno mais de dez capítulos do romance.
8) Nenhum leitor me pediu nada de extraordinário, a não ser duas coisas interessantes: uma pessoa pediu-me que deixasse Maria de Lurdes encontrar o amor e outra pediu-me que não a matasse!!!
9) O romance segue o plano originalmente traçado, excepto na forma como se encaminha para o final onde fiz algumas adaptações.
10) Por fim, deixem-me dizer-vos algo muito sério: nada do que aqui foi escrito é absolutamente real, mas também nada é absolutamente ficção!

Até à próxima! Ou seja, até breve!

NetWorkedBlogs