O Clã do Comboio - Água Fria

Miguel Iago*

Água Fria
Foi uma manhã diversificada. Igual a todas as outras em tudo, excepto no ritmo.
Comecei por ler. Ler às 7:18 faz bem ao espírito. Ia tranquilamente a devorar "A Tia Júlia e o Escrevedor" quando entraram, em Santarém, os três amigos que querem salvar o mundo. Vinham perfeitamente desinquietos e dispostos a arruinar a tranquilidade da carruagem. E conseguiram. Quer dizer, o VM e o RB conseguiram. O J limitou-se a dormir. É engraçado porque o VM e o RB conseguem que ninguém durma menos o J que vai ao lado deles e ferra o galho na mesma. O RB, cujo regresso se assinala com alegria após o nascimento do Miguel Iago, começou por conceder-me autorização para publicar a foto do já célebre quarto amigo que quer salvar o mundo. É uma preciosidade, como se vê. O RB, que é um babado, merece! O pequeno Iago talvez merecesse um pai com mais juízo, mas não era a mesma coisa, o RB vai ser um pai espectacular. De resto, o tipo tem provas dadas: este é o terceiro! Eh valente!
Depois o VM lembrou-se de contar uma anedota em que cita um tipo que cita Shakespeare: "O sono é a antecâmara da morte." E daqui para a frente não conto mais porque é impronunciável e há crianças que visitam este blogue, um lugar de frequência séria e distinta! Depois, fizeram várias e jocosas tentativas para me envergonhar junto dos outros passageiros. Sem resultados, claro, porque já toda a gente percebeu que o único tipo idóneo naquela conjugação é o reputado escritor. "Do alto da sua ignorância", o VM distribuiu boa disposição e um humor de fino recorte... qualquer coisa!
Isto já ia animado e desassossegado e motivos de conversa não faltavam. Talvez por isso, o maquinista resolveu fornecer mais um e esqueceu-se de parar numa estação. A malta a pensar, "Boa, poupam-se uns minutos! A malta a pensar mal. O comboio parou. Fez marcha atrás até à estação e lá embarcaram os tipos que deviam ter perdido o comboio. É claro que nasceram logo ali teorias diversas. E o J a dormir!

Até que chegou o momento da viagem. O RB começou a gabar-se de que passava melhor a ferro do que eu, o que duvido, mas concedo. E é nesse momento que o J acorda e remata desta forma a sessão de tagarelice gratuita:
- Um dia, ainda o vemos a passar a ferro e a cantar "Água fria..."
Gargalhada geral. Ficou o livro por ler, mas não faz mal até porque, pelo meio, dissemos mal à fartazana dos tipos do FMI. E isso, meus amigos, não tem preço!

----------------------------------
*Excepcionalmente, a foto que acompanha todas as histórias do Clã do Comboio foi substituída por esta. Acho que a razão é suficientemente forte: é o esplendor da vida! A sua publicação foi, feliz e simpaticamente, autorizada pelos papás babados!


NetWorkedBlogs