Benfica - Sporting : Inadmissível

Ontem disputou-se mais um derby, Benfica - Sporting.
O jogo foi muito bom. O resultado foi o que foi. Poderia ter sido outro. Poderia ter havido mais golos. Mas foi assim que acabou e acabou muito bem. Tudo o que se passou dentro do campo foi futebol e foi muito interessante. Jogadores e treinadores de ambas as equipas estão de parabéns.

No fim do jogo, alguns seres menos humanos, resolveram estragar a festa e dar razão àqueles que entendem que as claques organizadas devem ser abolidas ou, em opção, tratadas como se de animais selvagens se se tratasse. E trata! O que aconteceu ontem foi aquilo a que eu chamo A Insustentável Estupidez do Ser. Uma claque organizada do Sporting queimou cadeiras e provocou um incêndio no estádio da Luz. É importante que se siga o exemplo inglês, que se acabe de uma vez por todas com todas as claques organizadas, que se identifiquem as pessoas, que sejam multadas, presas, impedidas de entrar de novo nos estádios. É o mínimo.

Todos sabem que sou do Benfica, mas no que respeita a claques organizadas não há inocentes. Ontem foi a estupidez e a selvajaria da claque do Sporting que reagiu sabem a quê? A umas redes que lhes colocaram à volta para impedir que arremessassem objetos para as pessoas nas bancadas abaixo deles. E alguém duvida, depois do que aconteceu ontem, que tais redes eram necessárias? Claro que iam arremessar objetos. Isqueiros, bolas de golfe, pedras, telemóveis e... as próprias cadeiras que selvaticamente arrancam a arremessam. ... tudo o que tivessem à mão. E sabem como nasceu a ideia? A partir da última visita da claque do Porto à Luz em que as pessoas tiveram de fugir para não serem feridas. E acham que, quando as claques organizadas do Benfica vão ao Dragão ou a Alvalade não há nada disto? Claro que sim! O fenómeno é transversal! E este país, cujos estádios e forças de segurança são pagos pelos nossos impostos tolera tudo. Mas não pode continuar-se a tolerar mais. Fim, imediato, às claques organizadas de futebol. Sim ao futebol, ao espetáculo para as famílias, para os pais levarem os miúdos à festa. E, já agora, senhores dirigentes do futebol, para vós duas notas. 1) Ouvi dizer que o bilhete mais barato para ir à bola é de 22€. É um roubo e uma palhaçada. O futebol não é um desporto de massas e popular? Pois popularizem-se os bilhetes baixando o seu preço. 2) Quando abrirem a boca sejam inteligentes e educados e não inflamem nem acicatem os ânimos. A responsabilidade do que aconteceu ontem é, a meu ver, e em grande parte, do comportamento deplorável de dirigentes que se insultaram, que abdicaram da sua condição de dirigentes e se comportaram como gentalha da pior espécie.

Eu gosto de futebol. Já não vou aos estádios há muito tempo. E, qualquer dia, nem pela televisão!
Basta!

NetWorkedBlogs