Crónicas de Maledicência - Apresentação


Crónicas de Maledicência - Apresentação


As Crónicas de Maledicência não serão textos simpáticos. Nem antipáticos. Serão a verdade nua e crua segundo a minha perspetiva e, como tal, refletem exclusivamente a minha opinião.

A ideia não é fazer justiça, não é ser moralista, não é encontrar a solução milagrosa, não é destruir, mas também não é construir. É, simplesmente, pegar num assunto da atualidade e dizer sobre ele o que bem entender e o que bem me apetecer.

Serão polémicas? Admito que sim. Há em mim um homem cordato e tranquilo, um tipo conciliador. Mas também há em mim um rebelde confrontador sem papas na língua. É este segundo que quero se veja nas Crónicas de Maledicência.

Tive um professor na faculdade que dizia amiúde, A maledicência é uma coisa muito portuguesa e muito saudável. Não farei maledicência pela maledicência. Isso seria inócuo. A ideia é, quem sabe, despertar algumas reflexões e talvez alguns comentários. E, por favor, não concordem comigo. Ou concordem. Façam o que vos apetecer. Se há coisa que prezo na Bíblia é aquela ideia do livre arbítrio que não é a mesma coisa que livre arbitragem. Está mais na moda esta segunda. Lá iremos.

Temas? Os que me apetecer. Sobretudo aqueles de que eu perceber pouco! Sempre achei uma treta aquela conversa das pessoas só falarem ou escreverem do que sabem. Isso faz sentido em ambientes profissionais ou muito circunscritos. A verdade é que todos temos direito a uma opinião sobre tudo aquilo que for inteligível para nós, tudo aquilo que faz parte das nossas vivências e que, de uma forma ou de outra, nos afeta enquanto cidadãos. Ora, nestas crónicas, eu quero ser só o cidadão que anda na rua, paga impostos, tem empréstimo à habitação, vê televisão, lê jornais e escreve umas coisas. E reage. Reage ao universo que o rodeia, à sua própria circunstância. E zurze.

Estilo? Abertura, frontalidade, sarcasmo, textos diretos, concisos e breves, de preferência. O propósito não será ofender pessoas nem instituições e se houver alguém que se sinta ofendido e não consiga perceber que não foi esse o intuito das crónicas e que elas não podem calar-se por via dessa possibilidade, então sugiro que leia outro blogue. Ele há tantos!

Interação? Claro! comentem para aí a ver se eu me importo e... se vos apetecer sugiram temas. E pronto, até breve! A primeira Crónica de Maledicência é já a seguir!
jpv

NetWorkedBlogs