Cónicas de Maledicência - A Falta de Ética da RTP


Cónicas de Maledicência - A Falta de Ética da RTP.


Deixemo-nos de rodeios. A RTP poderia ter feito quase tudo o que fez porque tem cobertura legal para fazer quase tudo o que fez. Isso não invalida que tenha agido sem nenhum sentido ético nem pedagógico. Isso não invalida que tenha tido um comportamento desonesto e vergonhoso. Isso não invalida que tenha desrespeitado a propriedade intelectual alheia.

Vamos a factos.

A RTP abriu um concurso, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, através do programa Canta Portugal, para encontrar o hino de apoio à Seleção Nacional de Futebol durante o Euro 2012.

O concurso consistia em castings perante um júri até encontrar os cinco melhores e, depois, desses cinco, escolher o vencedor por votação do público via sms.

Os cinco finalistas receberiam bilhetes para o jogo particular Portugal-Turquia a realizar em 2 de junho de 2012 e o vencedor poderia cantar o seu hino no intervalo do jogo e receberia até cinco viagens e bilhetes para um jogo da Seleção Portuguesa no Euro 2012.

Ontem, dia 2 de junho, cerca de 2 horas antes do jogo Portugal-Turquia foi anunciado o vencedor no canal 1 da RTP durante a transmissão do programa Eu Sou Portugal. E o sobrescrito com o resultado das votações indicava como vencedor o hino "Seremos Campeões" da autoria de 61 alunos e 11 professores do concelho da Lousã - "Os Destemidos".

No contrato que assinaram, os concorrentes cederam todos os direitos de autoria e divulgação o que é natural, nestes casos. Contudo, devo esclarecer porque sou autor e também já cedi direitos, que a cedência de direitos NUNCA aliena a propriedade intelectual da obra produzida. Ou seja, os direitos são da RTP, mas a autoria não pode ser atribuída a outrem nem a obra pode ser modificada e/ou adulterada.

E o que aconteceu?
Ao contrário do que prometeu e anunciou, a RTP não convidou os 72 "Destemidos"  a cantar o hino no intervalo do jogo. Apareceu no relvado um indivíduo que se auto-intitulou de Betão e cantou o hino em vez dos "Destemidos". Mas aconteceu algo de mais grave, verdadeiramente desrespeitoso e desonesto. O tal Betão não anunciou o hino vencedor. Num desrespeito total por todos os votantes que gastaram dinheiro para votar num processo supostamente honesto e num total desrespeito pelas regras do concurso anunciou os hinos vencedores e cantou, além do hino dos "Destemidos", um dos outros cinco finalistas que não ganhou. Aliás, dedicou mais tempo à interpretação desse tema do que do tema vencedor! Ignorou que dezenas de pais e encarregados de educação se deslocaram a Lisboa para ver os seus filhos receberem a recompensa do seu esforço e aquilo que viram foi um hino português, da Seleção Portuguesa, interpretado por um Betão brasileiro à mistura com um hino não vencedor. 

Mas há mais, a claque da Académica, Mancha Negra, desde 30 de maio que tem na sua página do Facebook a mensagem de que "foi escolhida para gravar um vídeo de apoio à Selecção Nacional!!" E que vídeo é esse? Como os próprios revelam, é o "Seremos Campeões" dos "Destemidos". Qual a relação da Mancha Negra com os "Destemidos"? Nenhuma! Sei lá, a Lousã dista 40 km de Coimbra... é esse o mérito da claque para agora interpretar um hino que não tem nada a ver consigo nem com a sua cultura.

Se a RTP podia fazer isto? Sim e Não. Leia-se o regulamento aqui. Sim, porque é detentora dos direitos da canção e pode divulgá-la como quiser. Não, porque não pode adulterá-la e ao dá-la a outrem para ser interpretada de forma diferente e numa língua diferente está a adulterar o cântico. E Não, também, porque a RTP é uma televisão pública e, como tal, deve constituir um exemplo de ética e deve ter uma atitude didática para com todos os portugueses, crianças, em particular. Se não vejamos, o que aprenderam os jovens com isto? Que vale tudo. Que não interessa nada o que prometemos porque podemos sempre não respeitar o prometido, que as regras não têm valor algum, que vale tudo menos tirar olhos! Foi este o exemplo que a televisão pública deu. Claro que está protegida pelo contrato assinado, mas  a desonestidade não passa a honestidade só por ser legal! Amanhã vai haver um jovem marginal que vai cometer um crime porque nunca teve exemplos sociais sólidos de práticas adequadas e honestas. E que fará a RTP? Uma reportagem a condenar a "sociedade" e o "sistema", mas não se condenará a si pelos sedimentos que vem colocando nesta forma errónea de construir o caráter dos mais jovens!

Por fim, uma palavra sobre as figuras públicas envolvidas. Será que, quando o Nilton, o Carlos Daniel e a Filomena Cautela, enquanto jurados dos castings, escolheram o cântico "Seremos Campeões" dos Destemidos, essa escolha foi alheia, entre outras virtudes, ao facto de ser uma canção criada entre alunos e professores, em solidariedade, união e espírito nacional? Ou, para estes jurados, foi indiferente terem sido os "Destemidos", a Mancha Negra ou o Betão brasileiro a entoar o cântico? É, sequer, o mesmo cântico quando interpretado por outrem? Como cidadão, gostava de saber o que pensam deste desvirtuar... como gostava de saber o que pensa a Direção de Programas daquela estação televisiva e mesmo a Alta Autoridade para a Comunicação Social e ainda a Sociedade Portuguesa de Autores!

Leitores e Amigos, isto não tem muita importância. Não lha dou. Sei que não a tem. Mas hoje, quando pensamos na nossa crise e em como chegámos a ela, em vez de culparmos a Angela Merkl e outros, talvez devêssemos olhar para uma cultura de pouco rigor, de desonestidade, de falta de sentido ético, de corrupção intelectual que tem passado absolutamente impune no nosso país ao longo dos últimos anos. Em direto!

Basta!

Tenho dito.
jpv.

NetWorkedBlogs