Crónicas de Maledicência - Saudação



Saudação


Ontem à noite, a República da Irlanda perdeu 4-0 com a Espanha, mas conquistou o mundo! 

Não o conquistou com a qualidade do futebol, não o conquistou com uma vitória estrondosa nem com golos bonitos nem com nenhuma espécie de soberba manifestação de superioridade. Perdeu 4-0 contra uma seleção mais experiente e mais capaz técnica e taticamente.

Conquistou-o pela abnegação de jogadores e adeptos, conquistou-o por nunca desistirem os jogadores, do jogo, nem os adeptos da sua equipa. Conquistou o mundo pela solidariedade, pelo patriotismo enraizado, pela festa, pela alegria genuína.

A verdade, caros leitores, é que junto ao final do jogo, já a República da Irlanda perdia por 4-0, os adeptos irlandeses silenciaram os espanhóis com os seus cânticos de incentivo, de identidade nacional, de comunhão com a equipa. Silenciaram o estádio e silenciaram o mundo. Aqueles jogadores estavam a passar um mau bocado, mas nunca estiveram sozinhos ou entregues ao silêncio. Souberam sempre que a sua Nação estava ali e reconhecia o seu esforço e a sua dedicação. O seu empenho pela pátria nunca esteve em questão, pese embora o resultado. Pelo contrário, esse claríssimo empenho foi exaltado e exultado.

Aquilo é uma Seleção a sério. Dentro e fora das quatro linhas.

Curvo-me e saúdo uma Seleção assim, com uma tal abnegação e dedicação. Saúdo adeptos assim, que fazem a sua festa e apoiam os seus rapazes (lads) sempre e independentemente das circunstâncias. Saúdo um povo que consegue comportar-se desta forma...

É preciso saudar estas manifestações e... aprender com elas!

Tenho dito!
jpv

NetWorkedBlogs