Crónicas de Maledicência - A Tática da Seleção


Crónicas de Maledicência - A Tática da Seleção

Estou em completo desacordo com quem acha que a Seleção de Portugal vai fazer uma má campanha no Euro 2012. Acho que vamos muito longe. De resto, a Polónia não é perto. E mais, quero condenar publicamente quem assobiou e vaiou a Seleção pelo empate com a Macedónia e a derrota com a Turquia.

É preciso não ter espírito patriótico nem qualquer espécie de rasgo ou inteligência.

Analisemos. Jogou-se bem contra a Turquia? Não. Jogou-se muito mal. O que não quer dizer que não se saiba jogar bem. Foi, a meu ver, que não ando aqui a dormir, tudo planeado. A mais pura estratégia. E a verdade é que já está a dar resultados. No dia a seguir ao jogo, os jornais alemães diziam que Portugal não metia medo, que a defesa era fraquinha, rebéu béu béu, pardais ao ninho. Ou seja, já estão com a moral toda em cima, com excesso de confiança e a cantar de galo que é onde Paulo Bento os quer.

Agora, de repente e sem se saber bem de onde nem porquê, no próximo sábado, Ronaldo e os amigos vão acertar os passes, vão fazer cortes perfeitos, transições alucinantes e até aposto que vão rematar à baliza e fulminar o poste loiro que os tipos lá vão pôr para tentar parar as bolas. Inglório. A malta vai arrasar.

A tática da Seleção foi dar uma vantagenzinha psicológica ao adversário como a tartaruga fez com a lebre.

De resto a história fala por si. Sempre que vamos com grandes expectativas, vimos de lá com o rabinho entre as pernas. Sempre que vamos com missões impossíveis, saímos de lá em grande glória, mesmo que não se ganhe nada, mas já Salazar ensinara que o materialismo é uma coisa muito feia e o bonito é ser pobrezinho. Reparem no seguinte. Neste momento, levar menos de três é bom, perder por um é ótimo, empatar é fantástico, e ganhar dá direito a feriado nacional. Eu diria mesmo mais: o único problema da Seleção Portuguesa vai ser se, após a fase de grupos que vamos passar, nos calha uma equipa das fracas. Isso é que é perigoso. Ainda bem que a Macedónia não vai ao Euro 2012. É que corríamos o risco de perder a eliminatória nos penaltis com essa cena impossível que é o Popas da Nação falhar um remate da marca dos 11 metros.

Tenho dito
jpv

NetWorkedBlogs