Baú das Memórias - ORION Nº1


Em 1987, por volta de maio, um punhado de colegas, estudantes universitários, publicou o nº1 de uma revista de poesia intitulada ORION.

Lembro-me que tivemos a ideia no início do ano, escrevemos um texto de apresentação que líamos às pessoas a quem pedíamos que pagassem um número da revista caso reuníssemos toda a verba para a publicação. Se não juntássemos o dinheiro todo devolveríamos a contribuição de cada um.

Felizmente foi possível fazer a publicação e, com inexperiência, com textos muito incipientes, mas cheios de fé nas nossas capacidades, publicámos as nossas poesias pela primeira vez em livro. Foi uma verdadeira aventura.

Os primeiros autores da ORION foram:
António Andrade
Fernando Mina
João Paulo Videira
José Fernando
Quia
São Saúde

Venho saudar os jovens autores de então. Venho saudar o espírito empreendedor. Venho saudar a poesia. E, claro, venho saudar todos os leitores do mundo.

De todos os textos, escolhi um para vos mostrar. Não é meu. É da São Saúde. Achei-o tão bonito e tão bem feito que o decorei para sempre e quando reencontrei a autora, 20 anos depois, recitei-lho!

Um dia destes, falo-vos dos outros números. Houve três!
jpv


-------------------



O crime perfeito
Com o perfeito alibi
Foi eu ter nascido
Da alma que despi.

Ninguém o descobriu,
Ninguém desconfiou;
Foi o mar que me engoliu
E depois me vomitou.

São Saúde
Orion Nº1 - 1987

NetWorkedBlogs