Cozinha para Homens - Bife com Batatas Fritas


Cozinha para Homens - Bife com Batatas Fritas

Um dia destes presenciei essa tradicional disputa que toda a gente faz sobre quem são os melhores na cozinha. As mulheres ou os homens. A conversa normalmente deriva para dois argumentos fáceis, previsíveis e muito batidos: elas cozinham para o dia-a-dia, eles cozinham quando querem.

Como estou de férias, posso dar-me ao luxo de pensar nestes problemas sérios da Humanidade. Aquilo a que chamo "As costuras da Criação". Resolvi analisar esta problemática e fazer, simultaneamente, aqui no MPMI, uma
Secção de Cozinha para Homens. Mai nada!

Pois, eu tenho uma teoria. A nossa dificuldade reside no seguinte. Reconhecemos inegáveis artes culinárias às mulheres porque foram elas que, ao longo da nossa vida, nos trataram da paparoca, nos confortaram a barriguinha. Primeiro as mães e as avós, não há, nunca houve nem nunca haverá melhores batatas fritas que as da avó, durante a infância e juventude e depois as nossas patroas ao longo da vidinha. Ou seja, a culinária delas é indispensável pelo caráter utilitário e é mágico por ser a culinária dos afetos...

Por outro lado, eles singram e vencem nas grandes cozinhas. Também aqui a razão me parece ser simples ainda que não óbvia. As mulheres têm um caráter mais preocupado e complexo. Lembram-se de tudo e são extremamente cuidadosas e meticulosas. Isto estraga a cozinha porque a torna demasiado elaborada, condimentada e preparada. Perde-se o verdadeiro sabor dos ingredientes.

Já os homens são mais pragmáticos, mais simplistas e diretos na abordagem dos problemas e há mesmo quem nos chame "básicos". Ora, esta tendência para descomplicar é fundamental na cozinha. Esta preguiça mental leva-nos a excluir o espúrio, a não acrescentar aquilo que é difícil de procurar e leva-nos a optar por soluções óbvias e simples. E é esse o nosso maior trunfo porque emergem os sabores verdadeiros dos ingredientes centrais.

Por exemplo, e isto é só um exemplo, um bife com batatas fritas feito por uma mulher há de saber a louro, a alho, a pimenta, a rosmaninho, a sal e a piri-piri e, com um bocadinho de sorte, ainda leva umas natas e uns cogumelos. Acompanha com batatas fritas, arroz e salada de alface e tomate. O mesmo bife feito por um homem sabe a bife e a sal! Pois, mas afinal de contas estávamos a cozinhar o quê? E, claro, acompanha com batatas fritas!

----------------------


Bife com Batatas Fritas:

Ingredientes
- Um bife tenro. Não interessa de onde é. Peça tenro e confie no talhante. Ele é homem, logo, sabe o que você quer. Para um tipo bem constituído, pode ter 300 a 400 gramas. Menos do que isso é para fraquinhos!
- 250 gramas de batatas congeladas de pacote. Compre, no supermercado, um saco de 1Kg de batatas para fritar. É prático e dá para quatro vezes. Não se meta com frigideiras. Dá trabalho, faz lixo, cheira a óleo, além do que faz mal à saúde. Vá a uma casa de eletrodomésticos e compre uma máquina para fritar batatas sem óleo. Sim, existe! São eficazes, não deitam cheiro, faz bem à saúde e as batatas ficam sequinhas. Vale o investimento. Aquilo faz mais um monte de cenas mas não interessam para nada. Não se meta nisso. Não complique. 

Preparação:
Meta as batatas na máquina durante 20 minutos, ponha sal no bife, pegue numa mini fresquinha e vá ver 10 minutos de resumos da bola ou de formula 1. Ao fim de 10 minutos, coloque o bife numa chapa ao lume. Espere um minutinho ou dois, dê-lhe meia volta e espere mais um minutinho ou dois. Ponha a mesa. Não esqueça que a faca deve ser daquelas de serrilha com cabo de madeira. Ponha o bife num prato, desligue a maquineta das batatas (ela apita o que é porreiro porque o resumo da bola podia ser comprido e a malta queimava aquilo tudo), coloque as batatas no mesmo prato, traga a segunda mini e coma descansadinho da vida um bife a saber a bife. Ficou com um ratinho no estômago? Repita tudo de novo! Não, não é vergonha nenhuma!

jpv

NetWorkedBlogs