Crónicas de África - Antes de África


Antes de África

Zibreira, 12 de setembro de 2012.

Pois, não é lá muito normal escrever uma crónica de África na Zibreira. Acontece que, bem vistas as coisas, a vida não é nada normal. Apresenta-se como se apresenta e nós, depois, na nossa pequenez, fazemos os juízos de valor e até inventamos conceitos impossíveis. Como o da normalidade, por exemplo.

Amanhã parto para África. Isto tem matizes diversos. Eu nasci em África, vivi lá oito anos, regressei há trinta e seis e amanhã é o dia de regressar. Este é um matizado especial. Um outro é a expectativa que familiares, amigos e colegas de lá têm manifestado. Toda a gente quer ajudar. Ainda não fui, mas os ventos africanos parecem já estar entrando na minha vida. E fazem promessas bonitas, Vem, vem, vais adorar, Isto aqui é a tua cara, Não precisas trazer boa disposição, há cá muita... assim se cumpram. E há um matiz de entusiasmo, as roupas pela cama, as malas abertas comendo o conteúdo e barrigudas de demasiado cheias, abri-las e deixar ficar aquilo que não era tão essencial assim, os alunos esperando. Dar aulas é sempre dar aulas, milagre ímpar, mas antecipo que o facto de serem outras terras e outras gentes traz também suas mudanças e suas aprendizagens e, claro, isso entusiasma. É um fervilhar de emoções...

E há tristeza. Lágrimas incontidas na noite. A mãe que fica, a mana, sim a deste blogue, a cunhada e o cunhado, os sogros, os tios, os primos, os amigos, a nossa casa, nosso lar, e essa falta, esse peso no peito que é deixar o menino para trás. O menino tem vinte e dois anos, feitos ontem, é um homem, o menino. Mas, se fosse ele a partir, acho que não me doía tanto. É natural os filhos buscarem vida. Partir eu e deixá-lo para trás implica dúvidas e dor e saudade antecipada. Espero que essa África de coração grande ajude a sarar estas feridas que agora se abrem.

Mas esse continente já se anuncia na nossa vida. E tens de ir não sei onde, E vais fazer não sei quê, E vais adorar isto e aquilo, E os dias são assado, E as chuvas, As estações, E o peixe, e as gentes que são maravilhosas... Sim... Essa África lá longe, hoje, e já tão perto aqui... Essa África de antes de África anda-me entusiasmando, só faltou levar o menino...

PS: Tinhas razão, mamã, um dia ia-me acontecer.
jpv


NetWorkedBlogs