Crónicas de África - Internet


Internet

Maputo, 26 de setembro de 2012

Ontem foi feriado. Deu para avançar na instalação. A casa apronta-se a bom ritmo. O próximo passo é resolver a questão da mobilidade sendo que comprar carro em Maputo é tarefa complexa e que requer muitos cuidados.

Hoje, contudo, tivemos uma alegria. Já temos Internet. Como calculam, o facto só por si não dava uma crónica, mas o tipo de Net que comprámos merece várias palavras e comentários... Para já, que eu saiba, não existe em Portugal. Eu pelo menos nunca vi.

Devo esclarecer, antes de mais, que em Moçambique a Internet é um serviço muito caro e não há em regime de tráfego ilimitado como é comum na Europa. Aqui o tráfego ainda é por pacotes de gigas que começam em 1gb e vão até 30gb. As velocidades também são lentas. A mais comum é de 500Kb. Uma conexão normal de cerca de 3gb/mês pode custar o equivalente a 90 euros. Se for de 5gb, custará cerca de 120€.

Mas surgiu uma novidade. Um serviço de 15gb utilizáveis no tempo que se quiser desde 1 dia até 45 dias que custa o equivalente a 45€. Mas isso não tem nada de novo. O que tem de novo é o fornecimento. Trata-se de um pequeno aparelho do tamanho de um pequeno telemóvel que se coloca onde se quiser, na sala, no quarto, na cozinha, no carro, no autocarro, na escola, ou na mala e vai connosco para todo o lado sem ser preciso qualquer fio de ligação ou cabo de alimentação porque tem uma bateria. Tem um nome de utilizador e uma palavra-passe e aceita até 20 computadores ligados em simultâneo! A ligação é wireless e a empresa garante cobertura em toda a Maputo e na Matola. Não é como uma pen porque a pen precisa estar fisicamente ligada ao computador e só dá para um. O aparelho, além de estar protegido por palavra-passe, tem um mostrador que diz quantos computadores estão ligados para podermos controlar... É prático e já posso dizer que é muito eficaz! É recarregável como os telemóveis: pela net, por multibanco ou com uma raspadinha que se compra na esquina! E esta hein?! Tecnologia de ponta na maravilhosa Maputo!

- Olha, dá-me aí 500 paus de net! Mai nada!

Mais informações aqui: 
http://www.inmoz.co.mz/


jpv

NetWorkedBlogs