Crónicas de África - O Local de Trabalho


O Local de Trabalho

Maputo, 17 de setembro de 2012

Por razões de ética profissional não revelarei nunca nada acerca da vida interna do meu novo local de trabalho, a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP) e penso que os leitores compreenderão isso com facilidade. Contudo, há aspetos genéricos que impressionam qualquer alma que ali trabalhe e que posso dar-vos a conhecer.

A receção foi muito afável e acolhedora. Quer a direção, quer todos os outros colegas tiveram o cuidado de nos integrar no trabalho e no ambiente da escola e até ajudar em assuntos paralelos. A escola é um mundo de uma multiculturalidade transversal assombrosa. As crianças gostam da escola e a diversidade social, cultural, étnica, religiosa é tão vasta que ensinar se torna um desafio muito interessante e difícil, mas, ao mesmo tempo, não tenho dúvida alguma de que será recompensador.

A Escola tem excelentes condições, está muitíssimo bem equipada e muitíssimo bem organizada. Dá gosto.

Como o mundo é pequenino reencontrámos uma colega de curso, ou seja, uma amizade com cerca de 25 anos. Isto ainda facilitou mais a nossa entrada na escola. Agora será necessário dar tempo ao tempo e esperar que, para além dos contactos iniciais, se inicie a nossa apropriação dos mecanismos e dos ritmos da escola.

Para já, o local de trabalho foi o ambiente mais fácil de integrar no nosso dia. Ou seja, uma vez professor... professor para sempre e acredito que em qualquer lugar. 

Aproveitamos para agradecer pela receção caso, entretanto, descubram aqui o cantinho.

Amanhã, voltaremos a visitar casas. É uma tarefa muito difícil encontrar alojamento. De momento, a casa de que mais gostámos seria perfeita se... tivesse telhado! Oops!
jpv

NetWorkedBlogs