Crónicas de África - Um Dia Especial


Um Dia Especial

Joanesburgo, 14 de setembro de 2012

À partida parece um aeroporto como qualquer outro, mas hoje para mim não é. É o ponto mais a Sul do Globo em que alguma vez estive e tem marcas culturais próprias. Passear no aeroporto de Joanesburgo é como andar numa daquelas grandes lojas de artesanato africano, mas em tamanho mega. As representações dos animais selvagens estão por todo o lado, o falar das pessoas é absolutamente impercetível e tem aquele ritmo bailado de África. Houve outra curiosidade que me chamou a atenção: do imenso quadro eletrónico com voos e portões de embarque só consta uma cidade europeia, Londres. Todas as outras são cidades do imenso continente selvagem. Um euro vale cerca de dez rands e as pessoas são simpáticas, mas nem todas têm um ar simpático e aberto. Olhando à minha volta a única coisa que sinto é que, onde quer que estejamos, estamos muito longe de casa.
Estou de volta a África. Trinta e seis anos depois da última vez em que respirei o ar desta terra. Quando saí do avião e pisei o chão, não senti nada de especial a não ser que esta era a terra do passado do meu pai e, quem sabe, um dia, a terra do futuro do meu filho.

O voo de Lisboa para Londres foi tranquilo. As duas horas do costume. De Londres para aqui foram dez horas cansativas, mas confortáveis. A South African Airlines esteve bem no serviço, na qualidade da alimentação e na atitude da tripulação, sempre muito atenciosa. Além disso providenciou uma série de comodidades que ajudaram a passar as dez horas.

Daqui a cinco minutos vamos embarcar para o último troço da viagem. Falta só uma hora. Falta uma vida inteira de experiências e aprendizagens. Maputo é já ali. O trabalho, a aventura e o quotidiano africano aguardam. Meu Deus, o que fui eu fazer? Resta integrar-me! Conhecer as gentes, aprender os ritmos e prestar um bom serviço.

Amanhã começa outra luta: é preciso encontrar alojamento. Até já!
jpv

NetWorkedBlogs