Mia Couto - Especial a Todos os Títulos


Mia Couto - Especial a Todos os Títulos

Não sou daqueles que, porque um escritor ganha um prémio, se desfaz em elogios e, às vezes, até sem conhecimento de causa.

Neste caso, ter lido quase todas as suas obras, acho que me qualifica para ter opinião acerca de Mia Couto. E a minha opinião resume-se a curvar-me perante aquele que é um dos melhores escritores de sempre de Língua Portuguesa. A sua amplitude vocabular, a reinvenção criativa da Língua Portuguesa, a marca cultural moçambicana sempre presente, sempre marcante, o ritmo tranquilo, mas surpreendente, da narrativa, a crueza das situações e palavras, ou, sendo mais exato, a sua naturalidade desnudada, deixaram-me, há muito, enamorado da escrita de Mia Couto.

O prémio é merecidíssimo e é especialíssimo para todos os falantes de Língua Portuguesa, em particular, os moçambicanos. A mim, comove-me esta sinuosidade da vida que é ser atribuída a distinção exatamente no ano em que vim para Moçambique. Couto, aqui, não é um escritor. Ele e Craveirinha são referências maiores da literatura e da cultura moçambicanas, são estrelas brilhantes num universo culturalmente rico e a notícia está a ser acolhida com grande satisfação.

Gosto, sinto-me feliz, quando um dos meus favoritos é reconhecido. Parabéns Mia Couto! Mantém o rumo porque nós, os teus leitores, já estamos à espera do próximo...

jpv

NetWorkedBlogs