Crónicas de Maledicência - Confusões da Minha Cabeça


Crónicas de Maledicência - Confusões da Minha Cabeça


Este fim de semana baralhou-me um bocadinho. Eu bem sei que a idade vai deixando marcas, mas, ainda assim, gostava de acreditar que não estou a envelhecer para parvo. Há notícias que assustam porque não são notícia, há notícias que assustam porque não se percebe porque é que são notícia e há notícias que assustam por serem notícias. Confusos? Não fiquem que eu explico tudinho em três pinceladas.

Sem Cobertura!
No início do fim de semana apareceu uma notícia que se eclipsou com a mesma velocidade com que veio. Ao que parece, em agosto, ainda durante o mês de agosto, o desemprego efetivo aumentou. Não vou discutir políticas, nem atirar culpas. Há muito por aí quem faça isso e todos sabemos, mais ou menos, como é que chegamos aqui. Preocupam-me os milhares de jovens e famílias sem trabalho e espantou-me não ter havido uma cobertura séria e ampla do facto. Ficou, assim, à margem do ordenado do Ronaldo.

Com Cobertura!
Quem teve mais cobertura do que um bolo de chocolate foi o ordenado do Cristiano Ronaldo. Em primeira análise, eu acho que não tenho nada a ver com isso. Se lho pagam, isso é lá com ele e com quem lho paga. Já estranho que quem lho paga esteja tão endividado e, mesmo assim, consiga pagar, a UM só jogador, VINTE MILHÕES DE EUROS NUM ANO. Por outro lado, pergunto-me que raio de sociedade é esta em que um entertainer ganha num dia o que um médico ganha num mês, ganha num ano o que nenhum advogado, enfermeiro, professor, arquiteto, bombeiro, ganha numa vida?! Será que a pertinência social da profissão dele justifica a diferença? Mas há mais: eu bem sei que a lei não permite uma cobertura ampla das autárquicas, mas era mesmo preciso abrir jornais e despender tantos minutos, invadir-nos tão frequentemente com o ordenado de um homem só? Estes critérios editoriais deixam-me... confuso!

Claro que vai haver guerra!
O facto de ir haver, ou não, guerra, não é social, não é humano, não tem a ver com a defesa de coisíssima nenhuma nem com a proteção de quem quer que seja. Tem a ver com petróleos, gasodutos, escoamento de armas e fornecimento de munições. É, portanto, negócio. Não olhem para o sorriso de Obama! Ele não manda nada! Reparem, como não é possível atacar a Síria porque o Secretário de Estado americano estragou o negócio com aquela patacoada do "Se entregar as armas químicas todas, não haverá guerra!" e o tipo da Síria disponibilizou-se a entregar porque o Putin o aconselhou porque precisa do gasoduto, o amigo do mundo, Barack Tio Sam Obama, veio, muito sorrateiramente, dizer que ameaça muito pior do que a Síria era o Irão! Percebem? Claro que vai haver guerra! A guerra faz falta ao negócio, é boa para o negócio. O irónico é que, depois, nós, os inocentes, digladiamo-nos com questões de ideologia, cultura, valores e princípios... Mais uma confusão, vulgo, palhaçada, em que embarcamos desnecessariamente.

Ou seja, estamos entregues aos sorrisos da bicharada. Os desempregados portugueses, que existem, não interessam para nada. O CR7, que é só um, teve cobertura de milhões para outros milhões verem e o Obama anunciou ao mundo que ia anunciar ao mundo, e em breve, o anúncio de mais um fatídico inimigo a abater... E vai daí, a cotação da bolsa em Nova Iorque subiu de imediato. Em flecha!

Tenho Dito
jpv

NetWorkedBlogs