Ando a Ler Este: Crónica da Rua 513.2


Crónica da Rua 513.2


O meu conhecimento de autores moçambicanos resumia-se a pouco mais do que José Craveirinha e Mia Couto, embora deste último tivesse lido quase tudo. Ora, como acredito que, quando visitamos, ou nos mudamos para um país, temos a obrigação de o conhecer o melhor possível, nomeadamente, hábitos e costumes, gastronomia, música e, muito importante, literatura, comecei a ler autores moçambicanos que eu não conhecia.

Assim, ando às voltas com Paulina Chiziane, "Balada de Amor ao Vento", Ungulani Ba Ka Khosa, "Ualalapi", Nelson Saúte, "Livro do Norte e outros poemas", Lucílio Manjate, "A Legítima Dor da Dona Sebastião" e João Paulo Borges Coelho, "Crónica da Rua 513.2"

Como é que eu escolhi? Da forma que mais gosto. Entrei numa deliciosa livraria que há na avenida 24 de Julho, demorei-me o tempo que quis, folheei, li as introduções e, a conselho do meu amigo de cabeceira Gabriel García Márquez, li o primeiro parágrafo dos textos em prosa. E trouxe os que me prenderam e os que me prenderam foram esses que aí estão enumerados. E ando a lê-los à vez e misturados que a leitura é como a comida, não faz sentido nenhum separar os salgados dos doces porque vai tudo misturar-se no estômago.

Ainda assim, um houve que me prendeu o olhar, este fim de semana, com particular demora: "Crónica da Rua 513.2". Escrita fluída, mas rica, personagens que apetece conhecer, a tensão pós-colonial naquilo que tem de sério e também risível, o livro revela-se página a página de um interesse Humano e Social relevante e, mais do que tudo o resto, afinal porque é que lemos?, faz-nos sonhar, querer viver com aquelas pessoas, remete-nos para os seus fantásticos e, afinal, reais, universos de vida.

E como MPMI, não só oferece leitura própria, mas também faz serviço público, aqui fica o conselho: Leiam a "Crónica da Rua 513.2" do moçambicano João Paulo Borges Coelho porque vale bem o tempo investido.

jpv

-------------------------------------------

Mais sobre este autor aqui:

NetWorkedBlogs