Vermelho Direto - O Orgulho Português


Vermelho Direto - O Orgulho Português


Eu não posso dizer, em abono da verdade, ninguém pode dizer se o orgulho português, nos dias que correm, se resume à bola. Acho que não. Como disse Manuel Laranjeira, "Em Portugal ainda há coisas dignas de simpatia", e eu acrescento que também há muitos motivos de orgulho para além da bola.

Não deixa de ser verdade que a bola tem uma dimensão, um impacto informativo e visual muitíssimo ampliado e difundido pelos Média e, nessa medida, é a face mais visível dos nossos motivos de orgulho.

A foto que aí está ao cimo pertence a um dos jogadores, João Moutinho, que registou os momentos de festa no balneário e publicou via Twitter. 

Ora, o que aí se vê são portugueses bem dispostos, sorridentes, rindo, abraçando-se, conquistadores e dominadores. O que aí se vê, à exceção de um ou dois, é um conjunto de jovens emigrantes que, estando fora de Portugal, é por esta maravilhosa nação que se empolgam e dão tudo.

Às vezes, olho para estas fotos e fico a pensar como seria extraordinário que todo o Portugal fosse um gigantesco balneário da nossa seleção. Com orgulho, com alegria, com determinação e com espírito pátrio.

O Cristiano Ronaldo anda um bocadinho às avessas de nós todos. Onde estamos cabisbaixos e desesperançados, ele mostra-se todo vigor, todo determinação, todo fulgor, todo conquista.

Há pessoas que dizem que nos alienamos com o futebol e depois cantam aquela cantilena antiga e esfarrapada dos três efes. Pois ontem, eu estava frente à televisão, num primeiro andar de uma rua pouco frequentada de Maputo, a mais de oito mil quilómetros de casa, e sempre que o Ronaldo corria, driblava, rematava e fazia golo, eu dava por mim de joelhos no sofá, braços abertos, a gritar alto muito baixinho para não incomodar os vizinhos e tudo à minha volta era esplendor, alegria, determinação, festa e Portugal. O meu sofá era Portugal. E essa alienação encheu-me o peito de alegria e, mesmo cá longe, cá muito longe, senti-me em casa. E essa alienação foi o meu regresso virtual, o meu reencontro com a Pátria, a minha satisfação e o meu orgulho português. Quanto aos outros dois efes, nada direi hoje, embora tenha coisas para dizer, já quanto ao efe de futebol, o mínimo que posso dizer é que ontem fui um feliz e orgulhoso português alienado. Graças ao Bento, ao Patrício, ao Coentrão, ao Alves, ao Pereira, ao Meireles, ao Moutinho, aos outros todos e graças ao mais fantástico jogador de futebol da atualidade: Cristiano Ronaldo. Alienado por hora e meia, sim, mas bué de orgulhoso!

E agora, espera-nos a mais fantástica das festas. Disputar o Mundial de Futebol em casa dos nossos irmãos brasileiros. Ei, galera, si sigurem, viu, Cristiano está a caminho e olhe que ele é bom de bola no gramado!

Portugaaaaal!!!
jpv

---------------------------------------

A não perder: o dia em que um espanhol virou meio português:

NetWorkedBlogs