Creta 2010 - Diário de Bordo - 4

29/7/2010 - 14:09 - No avião (Zurique-Atenas)
-
Muito bem, é oficial. A tradição já não é o que era. Nem a precisão suíça. O avião partiu às 13:55h., ou seja, com uma hora de atraso. Ironia. partiu de Zurique e é um Air Bus da SwissAir.
-
Há outra coisa oficial. Estou receoso. Pronto, confesso, completamente acagaçado. O tipo do altifalante e comandante da lata, que há-de ser tão humano e falível quanto eu, disse no melhor inglês que conseguiu que íamos encontrar alguma turbulência. Ora, alguma turbulência, no meu limitado vocabulário de acagaçado, não inclui solavancos de fazer saltar na cadeira nem latas a bater por todo o lado. Espero, sinceramente, ter oportunidade de um dia mostrar estas linhas a alguém. Era bom sinal. Como é que consigo escrever durante o episódio? Simples, isto sai tudo torto mas ajuda a esquecer um tudo-nada a lata aos saltos no vácuo.
-
À medida que avançamos no tempo e na altitude, a coisa vai acalmando. Mas ainda não está sossegada. Outro distractor bem agradável: a mãe francesa de olho azul e cuequinha rendada aqui ao lado. Ainda bem que inventaram o cós baixo! O puto é que podia estar quieto. Já agora, Deus, se me ouves melhor porque estou mais perto, cala o cachopo grego que vai aqui à frente aos berros parece que o matam.
-
Cá em cima, o sol tomou conta das nuvens que ficam por baixo. E lembro-me da minha poderosa Serra D'Aire e do meu Bronco. Tão fiável. Mas agora não é hora disso. É hora SwissAir. Atrasada e tudo.
---------------------------------
Dados da desgraça:
Altitude: 9600m.
Velocidade: 800km/hora.
Temperatura no exterior: -46ºC.
Mal por mal, cá dentro!
-
Nota 1: assim que acabou a turbulência o puto francês adormeceu e passaram doze, DOZE pessoas para a casa-de-banho.
-
Nota 2: Continuaram a passar pessoas para a casa-de-banho. Às tantas deixei de contar. Foi para aí um terço dos passageiros!
-
Nota 3: vantagens de ter um filho a estudar medicina: perguntei porque é que passava tanta gente para a casa-de-banho. Ele disse que o stress liberta uma hormona chamada cortizol que, entre outros efeitos, estimula a diurese. É por isso que as pessoas na fila para andar na montanha russa têm vontade de fazer xi-xi. Já valeu as propinas do ano passado!
-

Dados da desgraça: texto original manuscrito
- Sim filho, havia de valer de muito!-
Mãe francesa (com autorização da própria!)

NetWorkedBlogs