Creta 2010 - Diário de Bordo - 8

31/7/2010 - 14:17h. - Georgioupoli
-
Estamos no apartamento que alugámos pela Internet. Eu dizia, meio a brincar, meio a sério, que o tipo tinha ficado com o sinal do aluguer mas nem ele nem a casa existiam. Quando chegámos. Identificámos a casa pela foto mas não estava ninguém nem ninguém atendeu o telefone. Nada de entrar em pânico, afinal eram sete da manhã. Fomos tomar o pequeno-almoço, café, pão de cereais, queijo fetá, pimentos, pepinos, tomate, sumo de laranja. Depois caminhámos pela praia e vimos que o mar é um caldo morno.
-
Quando contactámos o homem que alugou a casa, reparámos que ele não estava lá. Ele só coloca os anúncio na Internet e é genro da proprietária e gestora do apartamento, a Dona Antónia. É uma senhora muito simpática e hospitaleira. Fez questão de nos instalar bem, ofereceu-nos bolo que ela própria fizera e contou logo pormenores de toda a família, parentescos, datas de casamento e o facto de se considerarem uma família de malucos por serem fanáticos por futebol. O marido e o filho jogam em equipas diferentes, em Creta, e quando jogam um contra o outro não vão junto no mesmo carro e nesse dia não se falam. Quando a Grécia ganhou o campeonato europeu de futebol em Portugal, o filho foi a Lisboa ver a final e a Dona Antónia e o marido convidaram familiares e fizeram um petisco para verem o jogo da final. No fim, como ganharam, atiraram com a loiça toda pela janela fora. No dia seguinte, contou ela, teve de ir comprar pratos e copos porque não tinha nenhuns. A filha casou em Outubro passado e marcou a data do casamento de acordo com o calendário de jogos do Barcelona e claro a lua de mel foi nessa cidade e incluiu assistirem a dois jogos do Barça em Camp Nou.
-O apartamento é muito confortável. Tem uma varanda e um jardim frondoso à volta e ouvem-se as cigarras pela hora do calor como é agora o caso.
-Fomos ao supermercado. Comparámos preços e costumes e percebemos que os cretenses não estão tão formatados pelas regras da União europeia como nós. Não há grandes supermercados nem centros comerciais. Tudo são pequenos e médios comércios familiares e tradicionais a fazer lembrar o nosso país na década de setenta. Como acontecia em Portugal há uns anos, quando compramos pão, agarram nele com as mãos sem preconceitos nem pudores, sem luvas nem pinças, e sem estar o pão embalado. Não consta que andem a morrer por isso. Como disse a Paula, "Aqui ainda não chegou a ASAE!"
-----------------------------
Pormenor cretense nº1: fomos ver preços de alugueres de carros para andarmos pela ilha com mais mobilidade. Reparámos que o senhor estava muito simpático a fazer um grande desconto, mais concretamente, os preços da época baixa. Começámos a indagar porquê até porque ele foi muito prestável e ofereceu-se para arranjar UM(!) depósito de gasolina. Viemos a descobrir que seria a ÚNICA (!!!) gasolina a que teríamos direito porque há uma greve de camionistas e Creta está sem combustíveis!
-
Pormenor cretense nº2: Tal como aparecia na Internet, o apartamento é asseadíssimo, muito confortável e tem ar condicionado. O ar condicionado paga-se à parte! Seja. Vou dormir a sesta.

Georgioupoli
-
Georgioupoli
-

Georgioupoli
-
Georgioupoli
-
Georgioupoli
-

NetWorkedBlogs