Creta 2010 - Diário de Bordo - 21

12/8/2010 - 17:30h. - Paxia Ammos
-
Ao meu lado o mesmo azul turquesa de sempre que se estende pelo horizonte num manto azul intenso e forte. Estamos em Paxia Ammos, uma localidade junto ao mar e é o ponto mais oriental da ilha em que estivemos até ao momento. Fica na costa Norte.
-
Hoje visitámos o Planalto de Lassithi. Depois de passarmos brevemente pela cidade de Hersonisos, subimos a montanha até aos 2000m de altitude. No topo da montanha, onde menos se esperava um palmo de terra plana, abre-se uma imensa planície a perder de vista. Tem milhares de moinhos cuja função foi, até há uns anos, extrair água. Hoje em dia a maioria está desactivada ou mesmo danificada. Em tempos foi impressionante ver o branco de tantas velas a rodar no planalto. Hoje impressiona mais a imensa extensão de terra plana no cimo da serra.
-
Passámos por Psicro e visitámos a gruta Dicteon Andron onde, segundo a mitologia, terá nascido Zeus. A descida e subida da gruta abriu o apetite para uma das melhores refeições até ao momento. Comida caseira, porco assado no forno. E deram-nos vinho do produtor. Aquilo não era bem um restaurante. Era uma casa de uma senhora que faz comida para os amigos e aproveita alguns turistas que passam e querem arriscar comida não formatada para... turista. Passeámos pelo planalto e depois viemos fazer a travessia da parte mais estreita da ilha. É um vale com 15km de comprido que liga Ierapetra, uma terra grande no lado Sul da ilha, a Paxia Ammos no lado Norte, onde estamos agora.
-
Está calor mas corre uma brisa fresca e bebemos um sumo de laranja à beira-mar. Que mais pedir?
------------------------------
-
Nota American Express: o livro da American Express sobre Creta diz que há um Hard Rock Caffe em Hersonisos. Fomos lá porque o Iago gosta de comprar uma T-Shirt do Hard Rock sempre que visita uma terra onde há um. Acontece que o livro está errado porque o Hard Rock de Hersonisos já fechou há quatro anos.
-
Nota atrasada (23:14h.): Só chegámos agora a Georgioupoli. Resolvemos parar em Agios Nikolaus e passar aí o resto da tarde. Fizemos bem. A cidade é muito bonita. Para além do porto, há um lago enorme no meio da cidade. É de água salgada. Há um braço de mar que entra pela cidade e faz o lago. O efeito é interessante, vamos numa rua e, de repente, ela desemboca num lago!
-
A viagem de regresso correu bem. Ainda não vimos um único acidente em Creta.
-

Paxia Ammos
-

Paxia Ammos
-

Planalto de Lassithi
-

Planalto Lassithi
-

Planalto de Lassithi
-

Gruta Dicteon Andron
-

Agios Nikolaus
-
Agios Nikolaus
-

NetWorkedBlogs