Creta 2010 - Diário de Bordo - 22

14/8/2010 - 00:25h. Georgioupoli
-
Chegámos agora ao apartamento.
Por muitos anos que viva , as coisas que hoje vi, dificilmente se desprenderão da minha memória.
Já é sábado, 14 de Agosto, mas tudo começou bem cedo pela manhã desta sexta-feira, 13 de Agosto. Não foi dia aziago, pelo contrário.
-
As pessoas daqui tinham-nos dito maravilhas de duas praias, coisas do tipo "Não podem perdê-las!" e por isso resolvemos visitá-las. Passámos a manhã na praia de Balos/Gramvousa e a tarde em Elafonissi.
-
Balos é um milagre da Natureza. Daquelas coisas que costumamos ver nos postais ilustrados e achamos que não existem. O acesso é feito por 7km de uma estrada pedregosa a exigir cautelas na condução. Uma vez lá chegados, há um parque de estacionamento onde as cabras selvagens dormem à sombra dos carros ou... em cima deles! Depois, uma descida de 30 minutos por um carreiro. Também se pode evitar este acesso e ir de barco mas a grande vantagem de ir de carro é poder chegar cedo à praia e vê-la antes de estar repleta de turistas.
-
Balos e Gramvousa são duas baías que ficam entre o continente e uma pequena ilha à qual se ligam por uma língua de areia. Dependendo dos locais, a água do mar pode dar-nos desde o tornozelo até à cintura durante centenas de metros. É quente. Há mesmo locais onde, por volta da uma hora da tarde, é difícil estar dentro de água porque queima. Os azuis são tantos que não consigo descrevê-los. É assim como se fosse um arco-íris de tons de azul espelhado no mar. E a areia é cor-de-rosa! Ou, pelo menos, rosada. Há aqui um fenómeno que faz com que a areia seja branca e fina como há em Portugal mas na zona em que o mar toca a terra há uma linha de areia rosada. Tentei segurar um pouco para ver o que era. Desconfiava que fossem conchas ou búzios mas não, pareceu-me mesmo só areia com pigmento rosado. É proibido trazer nem que seja um punhado. A areia está protegida por lei!
-
Ficámos entretidos e divididos entre tomar banho ou ficar simplesmente a contemplar o intenso azul cristalino do mar. Atrai o olhar e a atenção aquela cor. É um local paradisíaco.
-
Elafonissi é como Balos mas tem um acesso melhor. Também há areia rosada e há locais onde a areia são milhões de conchas e búzios minúsculos. Também esta praia é uma extensão de areia a ligar o continente, quer dizer, Creta, a uma pequena ilha.
-
Almocei voureki que é um empadão feito de camadas de batatas às rodelas, courgetes, alho francês, beringelas e cebola.
-
À noite fomos a Rethimno ver um espectáculo de folclore grego, o bracoforio, dentro da fortaleza da cidade. Era aberto ao público. Como disse o Iago, aquilo é qualquer coisa entre o folclore português e as danças russas. Tem uma musicalidade e um ritmo orientais e os protagonistas são, sobretudo, homens. Foi interessante mas é exasperante ouvir as pessoas falar e não perceber. O apresentador fazia longos discursos que deviam conter anedotas ou piadas porque toda a gente se ria e nós sem perceber nada! Ficou o interesse de ver a alegria com que eles participam. Durante o espectáculo o público não estava em silêncio. Conversavam, gritavam, falavam para o palco. Era uma algazarra a fazer lembrar o que estudámos sobre os gregos e os romanos quando iam assitir a comédias.
-
Foi o último dia com o carro alugado. Amanhã começa um período em que nos vamos dedicar, sobretudo, a descansar.
-----------------------------
-
Nota triste: a nossa máquina fotográfica avariou-se hoje ao fim do dia.

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-


Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa
-

Balos/Gramvousa

NetWorkedBlogs