"Com Amor," - Documento 12


Olá Verónica,
Começo a ficar um bocado farto dessa conversa do desancar, do dizer das boas, do fazer e acontecer. Queres desancar, desanca, mas fá-lo logo de uma vez. É importante saber-se com o que se conta. O que já não tem piada nenhuma é viver constantemente sob essa ameaça velada sem nunca saber quando é que se vai ser desancado. Verónica, não há nada que possas dizer-me que eu não tenha ouvido já, nem há nada que a vida possa reservar-me que me traga mais sofrimento do que sofri já. Por isso, deixa-te de merdas, se vais desancar, desanca. Se não vais desancar, pára com essa conversa.
Quanto ao dois Ruis que vês em mim, garanto-te que são inseparáveis. Fazem parte do mesmo pacote. Nem vejo como poderia haver um Rui sensível e capaz de perceber o que se passa à sua volta, se não houvesse esse Rui directo e aberto e franco nas palavras e nas relações. Pois é, minha amiga, ou tudo, ou nada. E, nesta fase, estou mais inclinado para o nada. É difícil conversar com uma pessoa que tem sempre razão.
Lamento desapontar-te, mas o sexo e amor não são separáveis. É uma ilusão pensar que são. O sexo faz parte da essência do amor. Sim, há momentos em que se pratica o sexo pelo sexo. Não é a isso que me refiro. É a uma relação entre duas pessoas. O sexo é fundamental para a saúde dessa relação e quando não o houver, haverá pouco amor também. Esse amor pleno de que falavas, imagina-lo sem sexo? Ora, quando um homem ou uma mulher tem uma relação estável e deseja sexualmente uma terceira pessoa, haverá forçosamente nesse desejo algum amor. Podes negar isto, mas negá-lo é uma hipocrisia.
Eu disse que tinhas de fazer as pazes com Deus. E acho que tenho razão. Para mim, Deus não é um velho de barbas brancas e longas. Ele manifesta-se em todo o seu esplendor nas coisas mais inesperadas. Na forma como nos conhecemos, nos nossos filhos, no mar, no céu, no verde imenso das árvores, nos pássaros, naquilo a que chamamos coincidências e mais não são do que a Sua ordem. Deus é vida e é amor. É fácil culpá-lo, mas é também para suportar essas culpas que ele existe. Tu podes andar de costas voltadas com Deus, mas Ele é constante e ampara as tuas costas com as Dele, é o nosso último reduto de esperança e fé. Quando tirares a fé aos homens, deixam de ser homens e nem para bestas servem. Deus é um porto seguro, um amparo, é a visão e a compreensão de todas as coisas, é deixarmo-nos maravilhar com o Universo e as pessoas nele. A Igreja é outra conversa. Eu não faço a crítica fácil da Igreja, mas critico-a, claro, quando entendo que devo. Mas não podemos confundir a Igreja com a transversalidade cultural e espiritual de Deus. Dizes que olhas o mar. Olha-o. Sente-o. Deixa-te encher de esperança e nesse momento suspenso em que, olhando o mar, acreditas que todas as coisas boas são possíveis, Deus está em ti. Contigo.
BeijoRui
PS1: Nota de atrevimento: Tu não poderias ser amiga do segundo Rui. Tu já és minha amiga! A quem abres tu a alma como ma abriste a mim? Sendo o inverso verdade! A nossa relação não precisa ser cordata para ser de amizade!PS2: Escrevi mal striptease. Fiquei na dúvida, fui ver e assim é que está bem.
Mais Beijo.

NetWorkedBlogs