O Clã do Comboio - Rapariga com Brinco de Pérola

Rapariga com Brinco de Pérola
Nunca chega tarde à estação. Ainda na plataforma, acende um cigarro, fuma-o tranquilamente e fica com um meio sorriso à espera do Interregional das 7:18.
Normalmente usa calças de ganga, uma blusa ou uma camisa e um casaco de cabedal preto por cima. Também pode trazer uma saia larga em ganga ou sarja. O que ela nunca deixa em casa é o sorriso simpático, o olhar redondo e azul e o seu ritual de abrir um livro e lê-lo avidamente. Lê em francês, em inglês ou em português e lê sempre. De todo o clã é a que mais rapidamente devora as suas leituras. Todas as semanas muda de livro e há semanas em que lê mais do que um. Digamos que, enquanto um dos amigos que quer salvar o mundo, o VM, lê um livro, ela devora meia biblioteca municipal. Tem um marcador de página curioso. É um objecto em prata em forma de ponto de interrogação mas todo trabalhado em ramagens e peixinhos e um golfinho mergulhando, na ponta.

Aguenta estoicamente as piadas do escritor e dos três amigos que querem salvar o mundo. Tem a face clara e redonda como o olhar, os cabelos castanhos compridos caem-lhe pelos ombros. Junta ao seu hábito poliglota de ler um cumprimento matinal sonoro e sorridente o que denota uma boa disposição que já lhe fez conquistar um lugar no Clã.

Um dia destes, contudo, algo a tornou particularmente interessante. Apanhou o cabelo e a face arredondada ficou mais clara, o olho azul brilhou mais forte e enfeitou o quadro com uma pérola singela em cada orelha. Assim, de repente, parecia mesmo a pintura do Vermeer, com as devidas distâncias, claro está.

Bem-vinda ao Clã, rapariga com o brinco de pérola!

NetWorkedBlogs