O Clã do Comboio - A Rapariga do Riso Fácil

A Rapariga do Riso Fácil
É a mais recente aquisição do Clã do Comboio.
Por uma qualquer razão, eventualmente masoquismo recalcado, esta simpática moça engraçou connosco e, imagine-se, até parece gostar da nossa companhia.
Conhecemo-la no Metro, mas sabíamos que viajava no interregional das 7:18 porque a víamos entrar e sair da grande lagarta metálica. Ora, numa dessas manhãs cheias de entusiasmo, atrevi-me a meter conversa com ela e, alguns dias depois, o RB convidou-a para a nossa carruagem. E ela aceitou. É a Rapariga do Riso Fácil.

Traz no olhar a alegria natural de quem crê nas pessoas e nas coisas e de quem espera sempre o melhor de tudo e de todos. E nesse mesmo olhar transporta um sorriso que lhe nasce nos lábios e brilha através dos olhos castanhos. Tem o cabelo castanho-escuro comprido, uma face alva e feliz, uns óculos de vidro de design arrojado e é baixinha. Baixinha, mas harmoniosa. Marca-a uma boa disposição constante, a vontade, diria mesmo o impulso de comunicar com as pessoas e fá-lo sempre rindo. Ri porque gosta e ri porque à sua volta, à volta do brilho do seu olhar e do sorriso desenhado pelos lábios finos, há sempre uma aura de alegria e boa disposição. E foi com este espírito que veio até ao nosso pequeno universo de passar as manhãs e os fins de tarde em trânsito num comboio. Depressa se mostrou resistente às graçolas do RB e do Escritor e mesmo capaz de responder-lhes com pertinência. Gosta da música da Mulher Vampiro e tal como ela prefere livros técnicos a romances e lê quando a deixamos! A sua chegada e a sua integração aconteceram enquanto o VM foi ao estrangeiro trabalhar, disse ele. Tanto quanto sei, pode ter estado fechado no quarto a ver televisão! Quando voltou e lhe quisemos apresentar a Rapariga do Riso Fácil, descobrimos que o mundo é pequeno, mesmo para a imensidão que é o universo do Clã do Comboio. Já se conheciam, são da mesma terra, tratam-se por primos, ou melhor, o VM trata-a por prima e ela... ri-se! Enfim, parece que ele é padrinho da melhor amiga dela.

Em todo o caso, o que me surpreende na Rapariga do Riso Fácil é a facilidade com que se ri de si, de nós, do universo que a rodeia, das nossas piadas, as mais e as menos conseguidas. É uma companheira activa que trouxe a este clã uma centelha de luz e um sonoro e entusiasmado riso matinal.

Este clã, outrora povoado por presenças esporádicas e anónimas, está a ficar mais consistente dentro dos limites da sua vulnerabilidade. A teia de relações cresce com duas balizas. A de não termos nada a ver uns com os outros e a de termos algo em comum: muitas horas do dia partilhadas no mesmo espaço. E cada um de nós acrescenta um laço, configura uma presença. A Rapariga do Riso Fácil chegou e marcou a sua presença. Uma presença de simpatia sempre pronta a uma gargalhada cristalina.

Bem-vinda ao Clã do Comboio, Rapariga do Riso Fácil. Sabes, o mundo é pequeno, mas é nosso.

NetWorkedBlogs