A Estação Inverno-Primavera

Por aqui, por bandas da Quinta de Sant'Iago, vive-se uma estranha estação a que chamo Inverno-Primavera. E não tem nada a ver com a falta de chuva. Todos os anos, mesmo quando chove muito, esta estação acontece. É verdade que a falta de chuva se está a tornar preocupante, mas a Natureza segue o seu curso. Os homens aprenderam a olhar o Sol e a medir-lhe e a contar-lhe as voltas. E é por isso que vieram a ter a arrogância de marcar datas para as estações. Agora termina o Inverno. Agora começa a Primavera. Pois, na Quinta de Sant'Iago, depois do Inverno e antes da Primavera há a estação Inverno-Primavera. Ainda aquele não terminou e já esta se nota no despontar esplendoroso da vida.

A folhagem dos limoeiros está amarelecida e o próprio fruto deixou de ter aquela cor clarinha e vigorosa e está agora pintado de um amarelo forte e carregado. As amendoeiras florescem como noivas saindo da igreja. Há-as, até, que, para além da flor, já mostram a folha verdejante. E a cabrinha, filha da mítica Gulosa, já pariu seu rebento. Fartou-se de estar prenhe. Não tem a experiência da mãe que aturou muito partos, mas tem o mesmo cuidado e o mesmo carinho. Para primeira vez, portou-se muito bem. E tem uma paciência notável. O pequenote, negro como o carvão, espinoteia como se quisesse saltar o Universo inteiro e caminha célere dando saltos com as quatro patas. É enérgico até quando mama. Como não gosta de esperar que o leite escorra lentamente das tetas, marra com força no úbere da mãe.

Sim. Ainda cá está o Inverno. As suas geadas e o lume crepitando na lareira. Sim. Já cá está a Primavera florindo amendoeiras e parindo cabritinhos irrequietos! É essa fantástica estação: Inverno-Primavera.

Amendoeiras em flor, com folha.

Amendoeiras em flor, sem folha.

 Limões de fim de Inverno

 Duas semanas de vida e já tanta energia. 
Assim, no colo, só uns segundinhos.

NetWorkedBlogs