Crónicas de Maledicência - O Poder dos Faits Divers


Crónicas de Maledicência - O Poder dos Faits Divers


Ainda dediquei algum tempo a pensar se havia de escrever e, depois, publicar esta crónica. Porquê? Simples. Isto não é assunto. E se o é, se o foi, na minha ótica, isso aconteceu por razões perniciosas. Ponto.

Se o rei de Espanha gasta dinheiro do erário público espanhol para andar em caçadas, isso é problema dele e dos espanhóis. Não é assunto. Se mata elefantes em reservas de caça africanas, isso é problema dele e dos países africanos que autorizam isso. Eu sou contra esse tipo de violência gratuita. O matar por matar é condenável. Mas também é público que, mesmo tratando-se de espécies em extinção, há reservas que fazem a regulação desta forma. Condenável, mas um problema dos países onde vivem esses animais e das pessoas que lá vão caçar. Se o rei é casado e vai à caça com amigas, isso é problema dele e da senhora sua esposa, a rainha. Se partiu uma perna, isso é problema dele e dos contribuintes espanhóis que pagam a assistência que lhe é prestada.

Qual é o problema, então? O que me leva a escrever sobre isto? Acho ultrajante que estejamos todos os dias a ser assustados com austeridade, com cortes nos salários, cortes de subsídios, subida de preços, novos impostos, subida da taxa de desemprego e os noticiários abram com esta farsa, dediquem tempo e gastem energias a explorar nada e, pior do que isso, um nada que não nos diz respeito. Até mesmo alguns programas de análise, daqueles ditos sérios, fizeram análises exaustivas. Quem paga, se paga, se foi à borla... e o povinho distrai-se com uma não notícia do país vizinho na semana em que, mais do que noutra qualquer, se falou na possibilidade de um segundo programa de ajuda a Portugal. Se isto acontecer, não vamos ter dinheiro para pagar a luz com a qual as televisões funcionam e, enquanto a temos, o que fazemos nós? Discutimos as caçadas e os adultérios do rei vizinho. Eh pá, haja decência. A malta aqui, apesar de haver dúvidas quanto à tipologia, ainda é uma república!

Tenho dito
jpv

NetWorkedBlogs