De Porto em Porto - Wroclaw

16 de maio - quarto de hotel em Wroclaw - 22:33

Já estudei o que tinha de estudar para fazer a minha intervenção de amanhã.

A viagem entre Munique e Wroclaw correu bem, mas ao mesmo tempo foi assustadora. Como o percurso se faz numa hora e não tem muitos passageiros, colocaram-nos num avião mais pequeno. Muito pequeno. Tão pequeno que não tem porão, ou tem um porão pequeníssimo. Conclusão: vamos sentados em nível inferior ao das asas e dos motores. Todos os ruídos ecoam na aeronave. A abertura do trem de aterragem parece que está a partir o avião todo. Tirando isto, tudo tranquilo.

O aeroporto é pequenino, mas muito funcional e tem um design muito bonito. Os primeiros contactos com os polacos revelaram pessoas muito simpáticas e bem-dispostas. Encontrei, por acaso, a representante espanhola no aeroporto de Munique quando íamos a entrar para o avião. Como íamos em zonas diferentes do avião, resolvemos encontrar-nos no final da viagem para partilharmos o taxi. O taxista, de cara arredondada e nariz adunco, como quase todos os polacos, perguntou de onde éramos e batizou-nos logo. Eu fiquei Cristiano Ronaldo e ela ficou Shakira! Para meter conversa perguntei-lhe quem ia à final do Europeu de futebol. Ele disse que ia a Polónia, Portugal e Espanha! Engraçadinho!

A cidade tem um traçado funcional, mas a urbanização está envelhecida. O que mais me impressionou foi um monumento chamado "Comboio para o Céu". Um escultor colocou um carril e uma máquina a vapor em tamanho real apontando ao céu numa vertical quase absoluta. O taxista disse que os artistas eram malucos. Também disse uma coisa acerca dos políticos, mas é melhor não reproduzir. Eles falam inglês misturado com russo, com francês, com uma coisa que me soou a latim (talvez romeno), enfim, usam a palavra que está mais à mão.

Amanhã, por via do trabalho não deverei publicar nada, mas lembrei-me de uma coisa por causa da experiência de hoje. Este blogue já tem histórias de comboios, autocarros, metros, motos, porque não de aviões? Vai-se a ver e era uma fonte interessante..

Até Breve.
jpv

NetWorkedBlogs