Irmão

Irmão

Esse sorriso bailado

No olhar tremido
E envergonhado
Me diz
Que há luz na tua alma.
Essa pele sulcada
Nas mãos castigadas
Me diz que é árduo
O teu labor.
Tua voz tímida
De veludo e calor
Me diz que é terno
O bater do teu coração.
Não és selvagem
Como o continente,
És irmão da gente.
Essa pele escurecida
É mesmo muito parecida
Com esta palidez que me veste.
Vim procurar o sorriso
Que me deste
E porque veio com essa alegria
Não ficou meu.
Eu to devolvi.

Tenho saudades de ti
Antes de mim.
Tenho saudades de quando o mundo eras tu.
Antes das coisas que os homens inventaram,
Das guerras que guerrearam,
Das palavras cuspidas.
Tenho saudades de quando o meu olhar
Voava sobre essa baía
E a minha a vida não fugia
Das consequências.
Hoje vim te ver
Outra vez,
Vim ver a tua vez
De seres Homem.
E chorei
Essa lágrima pura e bonita
Que salta nos lábios
E grita:
Irmão!

jpv

NetWorkedBlogs