Vermelho Direto - Dérbi Intenso


Vermelho Direto - Dérbi Intenso

Jogou-se, hoje, mais um dérbi, Sporting-Benfica, que só terminou empatado a uma bola porque o árbitro influenciou diretamente o resultado do jogo ao validar o golo do Sporting que foi precedido de fora-de-jogo nítido. Por acaso, penso que o resultado é o mais adequado tendo em conta as incidências do jogo, mas gostava de ver os sportinguistas que o ano passado se queixaram de terem sido prejudicados pela arbitragem porque não foram assinalados 27 penaltis contra o Benfica, terem agora a hombridade de assumir que empataram o jogo com um golo falso. De facto, o único tento limpinho foi a obra de arte que Lazar Markovic construiu ao fintar quatro adversários para depois passar a bola entre as pernas do impotente guarda-redes do Sporting.

Na primeira meia hora o Sporting jogou muito melhor do que o Benfica, foi mais dominador e mostrou um futebol bonito e envolvente. Foi pena não ter conseguido marcar um golo limpo. Nos últimos quinze minutos da primeira parte, o Benfica equilibrou e Deus fez o que Jesus não foi capaz. O treinador do Benfica não estava a mexer na equipa e assistia sereno à sua própria derrota quando Deus se lembrou de lesionar dois jogadores do Benfica e obrigar Jesus a fazer as duas substituições que viriam a alterar a face do jogo.

Na primeira meia hora da segunda parte o Benfica foi melhor. Foi mais pressionante, encostou a rapaziada do Sporting às cordas e foi nesse momento que Markovic se lembrou de levar meia equipa adversária atrás e a fazer, eventualmente, o melhor golo do campeonato. Nos últimos quinze minutos de jogo o Sporting equilibrou por via de melhor forma física.

Pelo meio, o senhor árbitro, que fez uma arbitragem sofrível, cometeu dois erros graves, na minha opinião. Não expulsou Maxi Pereira do SLB e devia tê-lo feito por entrada violenta sobre um adversário, e não marcou um pénalti claro contra o Sporting por falta infantil sobre Cardozo dentro da área sportinguista.

Um dérbi emocionante, com golos, casos e um elevadíssimo ritmo de jogo a mostrar um Benfica menos bom que o ano passado e um Sporting muito melhor que o ano passado o que também não era difícil. Convém não esquecer que, feitas as contas, quem ganha com isto é o FCP! Ah pois é, à terceira jornada, o Porto vai isolar-se na tabela classificativa porque amanhã derrotará, sem margem para dúvida, um clube amigo que não vai dificultar a vida, até porque, como aqui se mostrou em tempo útil, ainda recentemente o fez. Ou seja, o FCP vai previsivelmente à frente e já o é, mesmo antes de o ter sido!

jpv

NetWorkedBlogs