Crónicas de Maledicência - O Alucinante Domingo Português



Crónicas de Maledicência - O Alucinante Domingo Português 

Desporto Alternativo

Em dia de autárquicas, logo, com o país encerrado para obras, dois jovens resolveram não exercer o direito de voto e fizeram muito bem.

Pela primeira vez na história do desporto nacional, um jovem vence um torneio de ténis do ATP World Tour. Ou seja, João Sousa, de seu nome, venceu o torneio de Kuala Lumpur e para tal teve de ganhar aos melhores dos melhores. Ora, se a vitória na final sobre o francês Julien Benneteau é significativa, mais importante se torna porque, para chegar à final Sousa deixou pelo caminho, nos quartos de final, um dos monstros do ténis mundial, o nº4 do ATP, David Ferrer.

Outro português em destaque foi Rui Costa que venceu o campeonato do mundo de ciclismo em estrada. Costa já vinha trilhando o caminho do sucesso ganhando etapas no Tour de França e alguns circuitos importantes. Acontece que nada disso se iguala ao que hoje aconteceu: conquistar um título mundial!

Afinal, as alegrias desportivas chegam das modalidades com menos cobertura. Foi um domingo histórico para Portugal.

As minhas autárquicas
É claro que são muito significativas as vitórias de António Costa e Rui Moreira em Lisboa e no Porto, como é muito significativo o sinal que o povo português deu à governação. O facto é que o PS, maior partido da oposição, teve o dobro da votação que o PSD, maior partido da coligação governamental. É um sinal de mudança. Haverá que saber interpretar esse sinal e fazer as correções correspondentes. Em democracia, deveria ser assim.

Outra nota interessante é o sucesso de candidatos independentes. Parece que a mensagem de acabar com mais do mesmo, chamando mais do mesmo ao sistema partidário implantado criando-lhe alternativas, começa a passar. Será interessante ver onde isto vai dar no futuro.

De qualquer modo, as minhas autárquicas são outras. É essa a magia destas eleições. São os resultados das terras que me dizem alguma coisa ou onde tenho amigos. Ali pela região de Santarém, nomeadamente, em Torres Novas, Alcanena, Entroncamento, Golegã, o PS cilindrou. Tenho amigos entre vencedores e derrotados. A todos formulo votos de bom trabalho, felicitando, em particular, os vencedores pelos resultados obtidos que, regra geral, foram muito expressivos. E depois havia o Funchal onde estavam companheiros de outros tempos, o Paulo Cafôfo e a Marília Azevedo com uma estratégia arrojada de uma ampla coligação na união de esforços para a mudança. E a mudança aconteceu. Parabéns e votos de um excelente trabalho.

Pronto, terminou o alucinante domingo português. Visto daqui, à distância apaixonada de quem procura cá longe outros caminhos, outras soluções e se vai rendendo a outras paixões. Boa semana, Portugal.
Tenho dito!
jpv

NetWorkedBlogs