Vermelho Direto - Benfica-Sporting


Vermelho Direto - Benfica-Sporting

O Vermelho Direto de hoje chama-se "Benfica-Sporting" por causa do eletrizante jogo de futebol de onze para a Taça de Portugal, mas não só. Foi um fim de semana repleto de dérbis.

O jogo para a Taça foi memorável. Daqueles que nunca mais esquecem. Tal como a vitória do Benfica por 3-6 em Alvalade ou a vitória do Sporting por 5-3 também em Alvalade. São jogos que têm sempre quatro ingredientes. Muita emoção, muito bom futebol, muitos golos, e as queixinhas dos adeptos do Sporting. Os adeptos do Sporting não perceberam ainda que têm de crescer, que a sua equipa não será verdadeiramente grande enquanto também eles não forem crescidos e se deixarem de queixinhas. Em qualquer jogo Benfica-Sporting, na ótica dos adeptos leoninos, ficam sempre sete penáltis por marcar contra o Benfica e o Maxi Pereira devia sempre ter sido expulso. Mesmo que não jogue! Aliás, no passado sábado, foi esse um dos erros do árbitro: não ter expulsado o Maxi da bancada! O jogo foi fantástico, teve duas partes distintas. A primeira em que o Benfica e a pontaria de Cardozo dominaram e a segunda em que o Sporting dominou. No prolongamento dominou, infelizmente, a azelhice de um guarda-redes mediano que não se percebe porque é que joga no Sporting e, muito menos, na Seleção. É um bom rapaz, faz algumas defesas interessantes, mas falha emocionalmente quando se lhe exigia frieza. Foi assim no último jogo de Portugal e foi assim no sábado. O Patrício que me perdoe, mas ele não é um grande guarda-redes. Grande guarda-redes era o Damas ou o Preud'Homme.

O Árbitro errou. O Cardozo estava fora de jogo. Tão fora de jogo quanto estava o Montero no golo que marcou contra o Benfica para o campeonato e em mais dois jogos. Ou seja, os árbitros erram, mas ao contrário do que dizem os meus amigos sportinguistas, não é sempre para o mesmo lado. Este ano o Sporting esteve três jogos consecutivos a marcar golos precedidos de fora de jogo! E não me lembro do senhor Bruno de Carvalho vir falar de alianças na altura!  E errou, ainda, num penálti que poderia ter marcado, o do Luisão sobre não sei quem, embora, claro, também haja ali todo um teatro que convém esquecer. Jogo jogado, as equipas equivaleram-se e só o Rui Patrício fez a diferença, caso contrário, a coisa ia a penáltis.

No Futsal a história foi diferente. Mas muito parecida! Jogo intenso, em Alvalade, com o Benfica a chegar aos 3-8 mas a ganhar somente pela diferença mínima, 7-8, o suficiente para alcançar o Sporting na classificação e ganhar em casa do adversário o que, confesso, tem sempre um saborzinho especial.

Por fim, a abada do fim de semana vem do Râguebi. O resultado parece de solteiros e casados ou da Nova Zelândia contra Portugal. Benfica 34 - 10 Sporting. A diferença da aposta do Benfica nas ditas "modalidades menores" que, de menores, não têm nada, começa a dar frutos e estes foram dois dias em que esmagámos o adversário da segunda circular em vários campos como, de resto, já tem acontecido ao contrário. É o carrossel da vida. Agora resta saborear, mais queixinha, menos queixinha.

Tenho dito!
jpv

NetWorkedBlogs