O Mais Rico do Cemitério

Uns posts abaixo deixei a frase que titula este post como elemento de reflexão. Recebi comentários por mail e pessoalmente. Normalmente as pessoas alinham naquela ideia de que não vale muito a pena poupar, guardar, preocuparmo-nos com o futuro pois a vida é tocada por uma inexorável e pungente efemeridade... No fundo como diz outro aforismo "fica cá tudo".

Deixem-me dizer-vos que em certa medida e visão, a minha, que alguns amigos partilham, eu não concordo. EU QUERO SER O MAIS RICO DO CEMITÉRIO.

Ora vejamos, a interpretação mais comum pressupõe que o cemitério é o fim. Eu gosto de acreditar que o cemitério é uma passagem. É onde fica o corpo desta vida, ou o corpo da vida. A vida, essa, continua. Estou certo. Não duvido. E nessa medida, quero levar muitas coisas para o cemitério, sobretudo, coisas que me enriquecem nesta vida, e nas outras a haver. E que coisas são essas?

Quero ser o mais rico do cemitério em amigos e em amizade, em solidariedade, em dádiva, em carinho, em respeito, em fraternidade, em sentido de justiça, em coragem, em rasgo, em ousadia e, fundamentalmente em AMOR.

Amigos, é com comoção que vos digo que não sei para onde vou depois desta vida, mas quero levar tudo isto comigo porque tudo isto são coisas que enriquecem a alma das pessoas e fazem falta em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer vida!

Um abraço,
João Paulo.

NetWorkedBlogs