Os Sete Pecados da Leitura


A ISA E. do blogue Diário de Um Ano Bom lançou-me o desafio de participar neste jogo em que ela própria também participou. Trata-se apenas de dar a conhecer alguns dos nossos gostos e tendências em torno das leituras que fomos fazendo ao longo da vida. Achei as respostas dela interessantes e apercebi-me, de imediato, que daria respostas diferentes. Por isso, sem pretensiosismos, apenas por curiosidade, aqui ficam as perguntas e as minhas respostas.

Ganância: Qual o seu livro mais caro? E o mais barato?

Uma vez num alfarrabista vi um livro no chão, mal tratado, mas quando lhe perguntei o preço, reparei que era caríssimo. Quando vi o que era, apaixonei-me pelo livro e comprei-o. É um volume de "Os Lusíadas" de Luís de Camões, datado 1898, edição comemorativa do 4º centenário da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Cada estrofe está manuscrita por uma personalidade da época, o Rei, a Rainha, Eça de Queirós, Rafael Bordallo Pinheiro e tantos outros...

Ira: Com qual autor(a) você possui uma relação de amor/ódio?

Sem dúvida Miguel Sousa Tavares. Adoro algumas coisas que escreve como, por exemplo, Rio das Flores, um dos meus livros favoritos, e "No Teu Deserto, mas depois tem outras coisas de que não gosto mesmo nada para além de que não aprecio nada algumas das linhas de pensamento que adota.

Gula: Qual livro você devorou sem vergonha?

O Kama Sutra. Li como se fosse um romance. Primeiro achei aborrecido, mas depois percebi que aquilo não era sobre sexo, mas sobre como encaras a vida e o sexo nela.

Preguiça: Qual livro você tem negligenciado devido à preguiça?

O meu segundo romance, "De Negro Vestida". Preciso corrigir as gralhas, mas estou cá com uma preguiça... hahaha

Orgulho: Qual livro você tem orgulho de ter lido?

"Levantado do Chão", de José Saramago. Para mim é o melhor livro alguma vez escrito. Tenho orgulho de ter sido escrito em Língua Portuguesa, por um português, e de o ter lido.

Luxúria: Quais atributos você acha mais atraentes em personagens masculinos e femininos?

Neles: adoro um bom vilão. Um vilão inteligente e misterioso.
Nelas: Adoro a graça. Gosto de personagens tranquilas, mas firmes. 

Inveja: Quais livros você gostaria de ganhar de presente?

Neste momento um fac-simile da primeira edição de "Os Lusíadas" que está à venda num alfarrabista de Torres Novas. 
Também gostava um dia de comprar um livro meu numa livraria!



E agora, tal como disse a ISA E., "Para finalizar a minha participação, convido a dar continuidade a essa ideia todos os que lerem este post e quiserem responder às sete perguntas. Tenho muita curiosidade em conhecer as respostas de todos vocês. 
E então, alguém está disposto a enfrentar seus próprios pecados literários?"
jpv

NetWorkedBlogs