Vermelho Direto - Vermelho Direto


Vermelho Direto

Não, amigos, não há engano. Esta crónica tem o mesmo título que a rubrica. E, adivinha-se, é sobre o vermelho direto mostrado ontem a Nani no jogo de titãs entre o Manchester United e o Real Madrid.

Sem clubite que me mova neste caso particular, sinceramente não percebo porque é que a maioria dos comentadores e analistas teima em defender erradamente que não foi falta para vermelho direto. Talvez porque não gostem do Mourinho ou do Cristiano, talvez porque saibam pouco de regras, talvez porque, para um português, ver outro português perder desperta aquela coisa antiga e mesquinha do "bem feita!"

Foi falta para cartão vermelho direto. O cartão que o árbitro teve a coragem de mostrar e mostrou muito bem.

Eu explico. Alguns comentadores vêm com a treta da intencionalidade. Ora, a lei do futebol refere a intencionalidade mas só no que respeita a situações de sanção disciplinar. Nesses casos, quando um jogador tem a intenção de atingir outro é advertido disciplinarmente com cartão amarelo ou vermelho consoante as situações. Assim, disciplinarmente, Nani não merecia cartão nenhum, nem mesmo amarelo, porque ele pura e simplesmente não tem qualquer intenção de atingir o adversário.

Acontece que os cartões não existem só para advertências disciplinares. Eles também existem para advertências técnicas. Isto porque um jogador tem de ser responsável dentro do campo. O que a lei diz é clarinho como a água. Diz que, se um jogador fizer um gesto técnico que ponha em causa a integridade física de um adversário ou companheiro de equipa, deve ser advertido com cartão amarelo ou vermelho consoante a gravidade do gesto. Assim se impede que os jogadores sejam irresponsáveis. Nani ao fazer aquele gesto, achava mesmo que nenhum adversário o estaria a marcar? Achava mesmo que era o único que queria a bola? Não olhou em volta, mas devia ter olhado para saber se podia levantar o pé àquela altura. Se não houvesse punição técnica, isso quereria dizer que um jogador, desde que não tivesse intenção, poderia matar outro jogador em campo? Claro que não. O futebol é um jogo coletivo, os jogadores são obrigados a ser responsáveis e a ter a noção das interações em que participam e não podem ser descuidados, nem desleixados ao ponto colocarem a integridade física dos outros em causa.

Eu bem sei que o rapaz não teve intenção. Não duvido disso. Mas também sei que o Nani ontem foi descuidado ao ponto de dar uma patada violentíssima num adversário. Cartão vermelho direto bem mostrado. Sem espinhas. Um cartão que alterou completamente a história do jogo. Jogo rico em polémicas e emoção. Como convém, caso contrário não tinha piada nenhuma!

jpv

NetWorkedBlogs