Crónicas de Maledicência - Tudo ao Contrário


Crónicas de Maledicência - Tudo ao Contrário

Serei breve. Não há razão para ser longo. Nem matéria.
Não admira que o nosso país esteja em crise. Está tudo ao contrário!

Barack Obama anunciou hoje ao mundo o seu novo Secretário de Estado da Energia, o homem, nas palavras do presidente de uma das maiores economias do mundo, que irá relançar a economia dos Estados Unidos da América. Até aqui, nada de novo. Nos EUA fabricam-se heróis a uma velocidade estonteante. Mas, já repararam no apelido do novo secretário de estado? Isso mesmo. Ernie Moniz é português! OK, está bem, sejamos rigorosos, neto de portugueses. Isso não interessa nada. O que interessa é que os genes, o sangue, o ADN do homem que vai salvar a economia dos EUA são portugueses. Como é que o nosso país não há de estar na mó de baixo? Nós produzimos os genes do tipo que vai tirar a maior economia do mundo da lama, mas depois não conseguimos que o tipo salve a nossa própria economia que, ainda por cima, deve ser mais fácil de salvar. O tio Gaspar, quando ouviu esta notícia, deve ter pensado, Que jeito me dava o Ernie aqui em Portugal. Pensou ele e pensei eu...

Claro que houve logo umas más línguas a dizer que o Ernie era conservador e não servia para o lugar. Tudo inveja. A mim, deixa-me orgulhoso ver tanta qualificação portuguesa a ter sucesso lá fora. Por exemplo, na Casa Branca há quase mais portugueses do que americanos. Ele é o Secretário de Estado da Energia, ele é o Diretor de Marketing, ele é o motorista não sei de quem, ele é o cão. Sim, o cão. De resto, se um cão português pode trabalhar na Casa Branca porque é que não pode um secretário de estado?

Eu cá, se mandasse alguma coisa, repatriava o cão e o Secretário de Estado da Energia e obrigava-os a salvar Portugal primeiro. Em troca, devolvia aos americanos esse tipo que matou por lá umas pessoas, refugiou-se no Algarve e nunca mais quis saber do tio Sam para nada. Eu não digo que está tudo ao contrário? Os criminosos vêm para cá. Os salvadores de economias vão para lá. Eles, e os cães!

jpv

NetWorkedBlogs